Warning: is_readable() [function.is-readable]: open_basedir restriction in effect. File(E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog/wp-content/plugins/E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog/wp-content/plugins/platinum-seo-pack/platinum_seo_pack-pt_BR.mo) is not within the allowed path(s): (E:/Vhosts/nautika.com.br\;C:\Windows\Temp\) in E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog\wp-includes\l10n.php on line 334

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog\wp-includes\l10n.php:334) in E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog\wp-content\plugins\facebook-awd\inc\classes\facebook\facebook.php on line 37

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog\wp-includes\l10n.php:334) in E:\Vhosts\nautika.com.br\httpdocs\blog\wp-content\plugins\facebook-awd\inc\classes\facebook\facebook.php on line 37
Como escolher um saco de dormir apropriado? | Blog Nautika

Como escolher um saco de dormir apropriado?

Posted by on 16 de novembro de 2011
saco de dormir liberty

Saco de dormir Liberty (retangular)

Sentir muito frio ou suar excessivamente durante a noite podem ser sinais de que você comprou um saco de dormir inadequado. Com centenas de modelos no mercado, escolher um que realmente seja apropriado para o local da sua viagem requer alguns conhecimentos básicos.

Quando dormimos nosso organismo produz apenas 25% da energia que produz durante o dia, por isso é fundamental para um sono tranquilo e restaurador que o isolamento esteja adequado. Geralmente os sacos de dormir para as três estações – primavera, verão, outono – suportam até 10°C. Entretanto, é importante observar que cada pessoa reage de uma forma às variações de temperatura, pois enquanto você se sente bem com20°C seu amigo pode estar tremendo de frio. Uma dica é pensar na pior condição climática que você pode experimentar durante a sua viagem. É mais difícil se manter quente num saco de dormir não apropriado para temperaturas baixas do que o contrário.

Veja como escolher seu saco de dormir em 3 etapas: 

1a etapa – Escolha o material de enchimento

É o material de enchimento que vai isolar e reter o calor do corpo. Pode ser de fibra sintética ou pluma. A fibra sintética é um conjunto de filamentos ocos que aprisionam o ar que funciona como isolante térmico. São siliconadas para aumentar seu poder de compressão e enchimento com ar. Seu poder de isolamento é pouco afetado na umidade e requer menos manutenção do que a pluma. As plumas, Duvet (em francês) e Down (em inglês), geralmente usadas são de ganso. Um saco de alto desempenho tem proporção 90/10 (90% de plumas e 10% de penas pequenas). Embora tenham maior taxa de compressão e sejam mais leves e mais isolantes só funcionam bem em locais de clima seco, pois a umidade compromete seu poder de isolamento.

2a etapa: Escolha o formato

Saco de dormir Mummy (sarcófago)

Saco de dormir Mummy (sarcófago)

Existem os sacos retangulares e os sarcófagos. Os retangulares são mais usados para camping e não para trekking. São mais indicados para quem vai passar a noite em um chalé ou abrigo. Já os sarcófagos são os mais indicados para trekking e caminhadas, principalmente em regiões mais frias. O ideal é usar um saco de dormir que vista você, pois quanto mais espaço sobrar mais calor será necessário para aquecer. Alguns detalhes são imprescindíveis quando o acampamento é em regiões frias: ter um capuz com ajuste anatômico, um bolso para travesseiro de camping e cordeletes de ajuste de cores diferente para facilitar a regulagem; ter tira de velcro para evitar que o zíper se abra; ter fita de isolamento para evitar perda de calor pelo zíper; ter um zíper que pode ser aberto por dentro ou por fora e permite acoplamento com outro saco de dormir; ter um colar de aquecimento com fechamento com velcro e elástico para evitar que o ar frio entre pelo pescoço; ter uma camada extra de isolamento nos pés; ter tecido tratado com repelente de água na cabeça e nos pés para proteção contra umidade; ter bolso interno com fechamento com zíper.

3a etapa: Escolha a faixa de temperatura

A terceira etapa é uma das mais importantes e não deve ser negligenciada: a escolha da faixa de temperatura. Alguns fabricantes são acusados de impor os valores de forma arbitrária, sem qualquer estudo. O isolamento depende de inúmeras condições, como vento, temperatura, isolamento do chão, umidade, dentre outros. Sem contar o fato de que cada pessoa reage de uma forma ao frio. Em geral, as mulheres sentem mais frio do que os homens e a norma já separa as temperaturas de conforto para homem e mulher – em geral5 °Cmais elevada. Pessoas mais novas, com até 25 anos, possuem uma taxa metabólica maior do que a de pessoas mais velhas e, consequentemente, geram mais calor. O condicionamento físico também influencia: a exaustão reduz a geração de calor. A experiência também conta: pessoas com vivências ao ar livre são mais bem preparadas para montar a barraca no melhor lugar.  Estação do ano, histórico das temperaturas máximas e mínimas na região e altitude também contam.

Isolante Termico

Isolante Termico

A dica é: nunca compre seu saco de dormir com base na Temperatura Extrema. O ideal é que mulheres comprem na Temperatura de Conforto e homens na Temperatura Limite. É recomendado sempre deixar uma margem de erro, com 3 a5°C maior do que você precisa. A partir da faixa Temperatura Extrema existe um grande risco de danos à saúde e hipotermia. E mais: dormir confortavelmente no camping não depende apenas do saco de dormir, mas também da superfície onde você se instalou. Um isolante térmico adequado para forrar o chão é tão importante quanto um bom saco de dormir.  Uma alimentação equilibrada e uma bebida quente antes de dormir podem fazer uma grande diferença no sono. Fazer um aquecimento ou alguns polichinelos antes de entrar no saco também ajuda muito,  pois o saco de dormir não gera calor, apenas retém o calor produzido pelo organismo.

Assista e confira mais dicas:


Gostou? Que tal compartilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>